top of page
Buscar

Sacrifício Humano x Sacrifício de Yeshua

  • Hulda Bat Avharam
  • 21 de mai. de 2018
  • 5 min de leitura

Se as escrituras não permite sacrifício humano, então como compreender o sacrifício de Yeshua? Precisamos primeiramente entender de quais sacrifícios humanos a bíblia está falando.

Vamos ver:

Salmos 106:34-38 Não exterminaram os povos, como YHWH lhes ordenara. Antes, se misturaram com as nações e lhes aprenderam as obras; deram culto a seus ídolos, os quais se lhes converteram em laço; pois imolaram seus filhos e suas filhas aos demónios e derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi contaminada com sangue.

Deuteronómio 19:11-13 Mas, havendo alguém que aborrece a seu próximo, e lhe arma ciladas, e se levanta contra ele, e o fere na vida, de modo que morra, e se acolhe em alguma dessas cidades, então, os anciãos da sua cidade mandarão, e dali o tirarão, e o entregarão na mão do vingador do sangue, para que morra. O teu olho o não poupará; antes, tirarás a culpa do sangue inocente de Israel, para que bem te suceda.

Levítico 18:21 E da tua semente não darás para a fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Elohim. Eu sou YHWH.

Levítico 20:2 Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará.

Deuteronómio 12:31 Não farás assim a YHWH, teu Elohim, porque tudo o que é abominável a YHWH e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses.

Deuteronómio 18:10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Exemplos bíblicos de sacrifícios não aceitos:

2 Reis 3: 27. Então tomou seu filho mais velho, que seria o futuro sucessor do seu trono, e o sacrificou ao deus dos moabitas sobre o muro da cidade. Essa atitude provocou grande ira divina em Israel; por esse motivo eles se retiraram e voltaram para a sua terra.

2 Reis 21: 6. E queimou o seu próprio filho como holocausto e sacrifício às divindades que cultuava; praticou adivinhações pelas nuvens, dedicou-se à feitiçaria e recorreu a médiuns e a todo aquele que dizia consultar espíritos. Assim, fez tudo quanto Deus reprova e, por isso, provocou a ira do SENHOR.

2 Reis 16: 3. Imitou a conduta de alguns reis de Israel, e chegou a fazer passar seu próprio filho pelo fogo, seguindo as tradições e costumes das nações pagãs que YHWH havia expulsado de diante dos filhos de Israel.

Jeremias 19:4-5 Porquanto me deixaram, e profanaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles, nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes. Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos em holocausto a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem subiu ao meu coração.

Ezequiel 23:37 Porque adulteraram, e sangue se acha nas suas mãos; com os seus ídolos adulteraram, e até os seus filhos, que de mim geraram, fizeram passar pelo fogo, para os consumirem.

Imaginemos que houvesse uma guerra, que o Eterno não permita, e diante de um pai ou mãe tivesse seu / sua filha sob ameaça de morte com uma arma apontada para ele/ela e a única alternativa do pai/mãe fosse entrar na frente para receber os tiros no lugar da criança e defender a vida do filho, morrendo em seu lugar? Este também é um exemplo de sacrifício humano.

Sacrifícios humanos bíblicos aceitos por H-shem na bíblia:

- Sansão: "Que eu morra com os filisteus!" Em seguida, ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.

- Nadab e Abiu (LV 10) , Uzá ( 2 SM 6:3-7), sacrifícios involuntários mas aceitos pelo Eterno.

- A filha de Jefte (Jz 11:21-39 apesar que dizem que ela não morreu)

ISAÍAS 53 - O SACRIFÍCIO:

Isaías 53: 7. Ele foi maltratado, humilhado, torturado; contudo, não abriu a sua boca; agiu como um cordeiro levado ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra. 8. Por intermédio de julgamento tirano ele foi preso. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi ceifado da terra dos viventes; por causa dos erros do meu povo ele foi golpeado. 9. Deram-lhe uma sepultura com os ímpios, e ficou com o rico na sua morte, embora jamais tivesse cometido injustiça, nem houvesse qualquer engano ou inverdade em sua boca. 10. Contudo, foi do propósito de H-shem, torturá-lo e fazê-lo passar por toda dor. E, embora o SENHOR o tenha feito como oferta pelo pecado da humanidade, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias para sempre, e a vontade do Eterno prosperará em suas mãos. 11. Logo depois do sofrimento ele contemplará o resultado da sua obra, o empenho de sua alma, e ficará satisfeito; mediante a sua sabedoria, o meu Servo, o Justo, justificará a muitos e tomará sobre si mesmo as más obras dos seres humanos.

João 17:1 Tendo Yeshua falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti.

João 11:49-50 Caifás, porém, um dentre eles, sumo-sacerdote naquele ano, advertiu-os, dizendo: Vós nada sabeis, nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo e que não venha a perecer toda a nação.

Conclusão: o Eterno não aceita sacrífícios humanos usados para paganismo e idolatria a outros deuses. Proibe veemente sacrifício de crianças, ou qualquer tipo de sacrifício forçado. O Eterno e as leis terrenas consideram estes atos como "crime hediondo" ou seja, homicídio. Já uma pessoa que dá a vida em favor do outro, é uma pessoa honrada. Temos um exemplo deste tipo de sacrifício aceitável aqui em Minas Gerais: Lembra da professora Helley A Batista de Janaúba (out/17) que salvou as crianças no incêndio naquela escola? Ela foi uma tsadik que redimiu aquela geração. Os “sábios” judeus ensinam que um justo pode dar a sua vida em prol do povo. Então, o sacrifício voluntário em favor da vida de outros é aceitável perante o Eterno e foi por isso que o sacrifício de YESHUA foi aceito, não está contra a Torá.

YESHUA FOI E É SACRIFÍCIO VOLUNTÁRIO MAIS ELEVADO FEITO POR ISRAEL, JUDÁ E TODAS AS NAÇÕES, CUJO PREÇO ALTO FOI SUA PROPRIA VIDA, SEU SANGUE. BARUCH H-SHEM AD-NAY LEOLAM VAED. Bendito é o Eterno para todo o sempre!


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Festa de SHAVUOT

Após a contagem de 49 dias do Ômer no quinquagésimo é Shavuot celebrada nos dias 6 e 7 de Sivan. Fazemos como disse o salmista:...

 
 
 
Sabedoria de Salomão

O Rei Salomão era reconhecido com 3 nomes: 1 Kohelet que tem sua origem na palavra Kahal (congregação, reunião). Este nome significa...

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 criado por Cássia Damasceno

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page