A Mulher da Torá
- Ministério Jeremias 4:5 Tocai o Shofar na Terra!
- 8 de jun. de 2016
- 11 min de leitura

A MULHER NO JUDAÍSMO TEM LUGAR DE DESTAQUE
O intuito deste estudo é reunir características da mulher que segundo a Torá, uma mulher que busca servir ao senhor, que tem uma vida honrada e que honra sua família, a mulher virtuosa de provérbios 31.
Estudiosos da Torá dizem que Sarah foi, em certos aspectos, até superior a Avraham, pois D'us disse a Avraham: "Tudo o que Sara te disser, ouve-a." Sem mencionar outros fatos ocorridos em nossa história que engrandecem e colocam a mulher em um nível superior e ímpar na vida judaica. Porém, ela não sobrepujou a Avraham. Ela o respeitava.
AVODAH
Avodah é uma palavra hebraica que significa adoração, serviço ao Eterno, cultura, culto, uma forma de viver. A mulher da Torá é uma adoradora do Eterno. Como exemplo de adoradoras temos Sara, Débora e Ana. Sara orava e acendia na sua tenda a vela (lamparina) do shabat e durava 24h acesa.
Assim, a mulher é responsável pelo equilíbrio espiritual do lar. o lar é o centro do judaísmo e não a sinagoga, mas o lar judaico. E as leis do judaísmo envolvem cada passo da pessoa vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana".
Assim será também pelo mérito das mulheres que seremos redimidos do exílio atual, por intermédio de Mashiach, lembrando que eram as mulheres que sustentavam Yeshua no ministério terreno.
AS MATRIARCAS, FORAM CO-FUNDADORAS DE ISRAEL JUNTO AOS PATRIARCAS.
No serviço/culto matinal, existe uma prece que diz:
ORAÇÃO DA MANHÃ SHACHARIT: Baruch Atá Adonai, Elohênu Mêlech haolam, shelô assáni ishá (a mulher substitui “shelô aasáni ishá” por: sheassáni kirtsonô).
Bendito és Tu, Adonai, nosso D’us, Rei do Universo, que não me fez mulher (a mulher substitui “que não me fez mulher” por: que me fez conforme Sua vontade).
Nesta oração vimos o amor do Eterno e carinho pela mulher, pelos exemplos de mulher na bíblia. A mulher não é obrigada fazer as preces do Sidur (livro de rezas judaicas), devido a questão de tempo. As atividades de cuidar da família e do lar, são as prioridades da mulher.
MULHERES JUDIAS NA INQUISIÇÃO
Não fosse as mulheres guardarem o shabat nesse período, pois elas que acendiam as velas do shabat e guardavam os costumes. Elas faziam a cerimônia numa mesa com gavetas para, caso o exército romano chegasse, elas escondiam os elementos (vela, pão, etc) na gaveta. Além de quê as mulheres que ensinam a Torá para os filhos. Por isso, elas foram responsáveis por preservar muitos costumes judaicos.
"No decorrer da História judaica, em especial no período bíblico, encontramos a mulher judia como aquela que manteve a chama judaica dentro do povo. Ainda no Egito, as mulheres iam ao encontro de seus maridos escravizados para encorajá-los a construir uma família, e educavam seus filhos com todas as dificuldades e perseguições, dentro das mais puras tradições. Segundo nossos sábios, por mérito das mulheres judias nosso povo foi redimido do Egito".
MITZVOT (mandamentos):
Uma vez que estas responsabilidades são de extrema importância, a mulher judia está isenta de certas mitsvot positivas que exigem prazo fixo para seu cumprimento.
EXEMPLO: usar o talit e o tefilin (que só podem ser usados por homens)
A MULHER está igualmente obrigada, como o homem, a cumprir todas as proibições da Torá, os mandamentos proibitivos (e estes são a maioria - 365 "não faça" para 248 "faça"). Entretanto, no que se refere aos mandamentos positivos, a mulher judia está isenta do cumprimento de alguns deles (de modo algum, não todos).
Por quê? A preocupação com estas mitsvot poderia impedi-la de cumprir sua importante missão de forma adequada. Mitsvot principalmente os que têm um fator tempo ou limite, em consideração aos seus importantes deveres conjugais e maternais, aos quais a Torá dá precedência. Neste aspecto, portanto, a mulher judia é antes "privilegiada" que "desprivilegiada".
Todos nossos mandamentos possuem um sentido mais profundo e não devem ser jamais analisados na superfície, pelo que "possam estar querendo dizer".
OS HOMENS PRECISAM DE MAIS MITZVOT QUE AS MULHERES, PARA LEMBRAR DO ETERNO.
A MULHER É REFLEXO DA LUZ DO HOMEM
“A relação entre o sol e a lua. A lua apenas reflete a luz que recebe do sol, pois não tem luz própria. Do mesmo modo, a vitalidade da mulher depende da “luz espiritual” do marido. Quando ele é gentil e atencioso, ela fica radiante. Quando ele é crítico e mesquinho, ela sofre numa nuvem negra de tristeza. O estado de espírito e o comportamento da esposa dependem de seu marido”.
A mulher é voltada para o inconsciente e o homem para tudo que é consciente; a mulher é intuitiva, sensível à presença divina e para sentir o ser.
A MULHER EQUILIBRADA
"Por natureza, a tarefa do homem é ser provedor, enquanto a mulher tem que dividir seu dia entre cuidar do lar e dos filhos e administrar a vida de toda a família com paciência, compreensão e competência e muitas outras qualidades que a Divina Providência tão generosamente lhe conferiu. A Torá, justamente por este motivo, eximiu a mulher judia da obrigação de cumprir certas mitsvot".
A mulher da Torá possui as características das matriarcas, que são:
BONDADE, CARIDADE, AFEIÇÃO E HOSPITALIDADE que vem dos atributos do Eterno de Chessed: misericórdia, amor ou bondade, generosidade; Guevurá: Justiça com misericórdia, benevolência, tsedacá, força;
E NOBREZA vem de Hod: Glória ou Esplendor,humildade e o reconhecimento Tiferet: Beleza, Compaixão e Harmonia e Netzach: deriva do Amor, significa dominância, Vitória, Eternidade e Ambição.
BINA é entendimento, ciência, é o consciente, a interiorização de um conteúdo que de informação vira conhecimento e CHOCHMA a sabedoria, corresponde ao lado direito do cérebro, a criatividade, o inconsciente, o pensamento intuitivo.
Débora era uma mulher que possuía tais virtudes. Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. Juízes 4:4,5 E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.
Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. Juízes 4:7-9
AS MULHERES NO DESERTO
As mulheres no deserto exerciam FÉ: Ao ordenar a Moshê que transmitisse a Torá ao povo judeu, D’us lhe pediu que antes dissesse às mulheres e só depois aos homens, pois elas aceitariam mais facilmente e ainda ajudariam a convencer os homens.
BEZERRO DE OURO (EX 32:1-6): Quarenta dias após receber a Torá, o povo cometeu o pecado do Bezerro de Ouro, sem a participação das mulheres.
Quando as mulheres não quiseram participar no esforço para “angariar fundos” e se recusaram a entregar suas jóias para usar na confecção do ídolo, bezerro de ouro, como recompensa, lhes foi dado Rosh Chodesh (festa de Lua Nova) como um dia que elas observam mais que os homens (Tur, Orach Chaim 417).
A FIDELIDADE DA MULHER
Em Josué 2 e 6: 5 Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó. Josué 2, 6:25
Raabe ouviu relatos confiáveis sobre o poder e a justiça de YHWH. Por isso, exerceu fé, foi fiel e confiou nele. A história de Raabe mostra que nenhum de nós é insignificante para o Eterno e que devemos ser fiéis a Ele. Ele não olha nossa aparência e sim o que há em nosso coração.
MULHER DE ORAÇÃO E JEJUM
Ana serviu a Deus ... com jejuns e orações, de noite e de dia. (Lc 2:37)
1 SM 1 “Todos os anos Elcana subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao SENHOR dos Exércitos, em Siló, onde os dois filhos de Eli: Hofni e Finéias, serviam como sacerdotes do SENHOR”.…
“E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.
Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios (Ela fazia a prece da tarde, a amidá de mincha, que fala-se baixo), porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.” 1 Samuel 1:12-17.
A mulher judia também é serva e submissa, como ABIGAIL 1 SM 25:23.
COMPORTAMENTO
O Homem é o cabeça da mulher! 1 Co 11:3. Em tempos antigos, as mulheres:
Servia primeiro os homens da família antes de sentar-se à mesa;
Buscava água;
Costuravam e cozinhavam;
Vivia em tendas separadas; E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. Gênesis 18:9
1 TM 2:8-15 – VERSÃO BIBLIA PESHITTA
8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem disputa.
9 Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,
10 mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Elohim) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.
12 Pois não acho apropriado que a mulher casada ensine a seu marido, nem tenha domínio sobre ele, mas que esteja em silêncio.
13 Porque primeiro foi formado Adam, depois Havá. Isso não significa que a mulher não era amada e desrespeitada ao cumprir seu papel (PV31). Infelizmente a mulher muitas vezes quer assumir o papel do marido e algumas e o marido não quer assumir seu papel, escondendo-se atrás da mulher.
14 E Adam não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
15 as [a mulher] viverá próxima aos filhos², desde que permaneça na fé, no amor, na santidade e na modéstia"
"A maternidade da mulher era muito importante para sociedade e era uma forma de redenção, pois a mulher junto com o marido era considerada uma representante de D-us para ensinar suas leis (Ex. 20-12, DT 6.7) E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te". Deuteronômio 6:7
Muitas coisas mudaram e progrediram até o plano de igualdade do ser.
Homem e mulher: Igualdade no amor (Ef 5:25) a propósito quando amamos alguém, nos submetemos a ela ao que deseja e colocamos ela como prioridade; no respeito (1TM 3.2 ter uma só mulher), nos talentos,
Conselho para as solteiras: A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas. Provérbios 11:16; busquem aprender a tora e desenvolver talentos antes de casar, se preparando para o casamento.
Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 1 Coríntios7:2
TRAJE ADEQUADO
Provérbios 7:10
"A maneira pela qual a mulher se veste revela o seu coração e caráter. Uma prostituta se veste de acordo, e uma mulher virtuosa se veste na direção oposta. Ela nunca é provocativa, e o seu marido pode sempre confiar nela. Ela sabe que a roupa se destina a ocultar, não revelar, aquelas partes do seu corpo que são somente para o seu marido".
Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus. Deuteronômio 22:5
Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição. Provérbios 11:22
Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
1 Coríntios 11:6:
Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei.
3 Quero porém, que saibais que o Mashiach é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Elohim a cabeça do Mashiach.
4 Todo homem que ora ou profetiza com um véu cobrindo a cabeça envergonha a sua cabeça.
5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça sem o véu envergonha a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada.
6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, raspe-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu.
7 Pois o homem, na verdade, não deve usar véu sobre a cabeça, porque é a imagem e glória de Elohim; mas a mulher é a glória do homem.
8 Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem;
9 nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem.
10 Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um véu em sinal de autoridade, por causa dos anjos.
Este versículo chama atenção pois, se o cabeça da mulher é o marido, porque a mulher tem que reverencias anjos com a cobertura do véu?
Para entender este contexto, só mesmo buscando nos originais (hebraico).
Está escrito: AL KEN HAISHAH / CHAYEVET LIHEYOT OT MISHEMAETAH / AL ROSHAH BAAVUR HAMELAKHYM.
Traduzindo: “Sobre a mulher honesta/verdadeira/sincera, responsável/obrigada possui sinal obediência sobre cabeça (Rosh) dela por causa dos mensageiros”.
Isso quer dizer que, quando estamos numa Kehilat ou Sinagoga, devemos cobrir a cabeça primeiro, em respeito ao nosso marido e segundo aos mensageiros (mestres), aqueles que são portadores da palavra do Eterno, ou seja, sinal de respeito e reverência aqueles que ministram a palavra, tidos como 'anjo da igreja'. A mulher tem habilidades que podem fazê-la avançar muito rápido, em certos aspectos mais que o Homem. Mas, é necessário ter prudência para não atropelá-lo. Por isso o Eterno fala para a mulher respeitar o marido e ao homem, para amar a esposa.
Os versículos seguintes explicam mais a respeito do comportamento do casal:
11 Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher.
12 pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Elohim.
13 julgai entre vós mesmos: é conveniente que uma mulher com a cabeça descoberta ore a Elohim?
14 Não vos ensina a própria natureza que se o homem tiver cabelo comprido, é para ele uma vergonha;
15 mas se a mulher tiver o cabelo comprido, é para ela uma glória? Pois a cabeleira lhe foi dada em lugar de véu.
16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem tampouco as kehilot de Elohim.
17 Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, mas para pior.
Provérbios 11:16 - Uma mulher agradável o conquistará com bondade, calor e feminilidade. Ela é sempre respeitada, pois esta rara característica faz com que ela se destaque das outras. A graciosidade é o traço mais embelezador, mas poucos podem defini-la. Essa mulher especial merece grande afeição, honra e proteção.
A REVOLUÇÃO DAS MULHERES
Para concluir, o Rabino Dudu Levinzon dá um explicação do porquê as mulheres evoluíram tanto. Em resumo, ele diz que a mulher encontra D´us em tudo: na cozinha, na natureza, no trabalho, enfim, em tudo dentro do mundo e não precisa inventar coisas novas para revelar a existência do Eterno. Por ser uma pessoa mais emocional, intuitiva e relacional. Já o homem é mais racional, precisa ser lembrado do Eterno todo o tempo. Por isso precisa usar kipa, talit, tzitzit, etc. A revolução das mulheres, cada vez mais influente na sociedade, é um prenúncio da volta do Messias, pois na era messiânica o aspecto feminino de Ad-nay é o que predominará, ou seja, a Shechina do Eterno. Não vamos sentir mais o lado mais forte do Eterno , o lado Há kadosh baruchu (O Santo Bendito), ou seja, não será mais uma imposição fazer as coisas, vamos sentir mais a presença dEle através da sua Shechina, lado “feminino” do Eterno. Hoje precisamos da Tora para relacionarmos com Ele mas, quando o Mashiach vier, cumpriremos os mandamentos com prazer, pois os mandamentos estarão gravadas em nós. Quando chegar este tempo, não chamaremos mais o Eterno de Senhor “baali” e sim de ISH “Marido”. Assista o vídeo.
Bibliografia e Sitografia:
www.chabad.org.br
Canal Youtube: Rabino Dudu Levizon
Posts recentes
Ver tudoSe as escrituras não permite sacrifício humano, então como compreender o sacrifício de Yeshua? Precisamos primeiramente entender de quais...
Após a contagem de 49 dias do Ômer no quinquagésimo é Shavuot celebrada nos dias 6 e 7 de Sivan. Fazemos como disse o salmista:...
O Rei Salomão era reconhecido com 3 nomes: 1 Kohelet que tem sua origem na palavra Kahal (congregação, reunião). Este nome significa...
Comments