Lidere pelo exemplo de Yeshua
- Geovanni Damasceno
- 15 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Ser líder é uma grande responsabilidade.
Liderar não é ”mandar” nos outros e nem ser dominador.
Liderar é guiar, ensinar e preparar as pessoas. O líder é responsável por ajudar no crescimento das pessoas. Um bom líder precisa estar sujeito ao grande líder - Yeshua. Isso significa obedecer Yeshua e seguir seu exemplo.
Yeshua escolheu e formou 12 líderes ensinando-os no caminho, depois os enviou. Para liderar bem é preciso dar o exemplo; o que você faz vai falar muito mais alto que as suas palavras.
Toda a gente estará debaixo de liderança em alguma altura da vida.
É muito importante obedecer e dar honra aos líderes, porque seu trabalho em gerir pessoas é muito difícil. Ao invés de criticar, devemos tentar ajuda-los e imitar os bons exemplos.
Ser líder é diferente de ser chefe!
Liderança Exemplar na Bíblia
Mateus 20:25-28
Yeshua os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas."
“Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."
No verso 27 diz: “e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.”
Como exemplo disso, quando um rabino é ordenado ele é lembrado que será o primeiro servo daquela Sinagoga.
Mateus 23:10-12
Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, Yeshua. O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Aqui Mashiach desafiou as normas da sociedade, mostrando o que a Torah quer de um líder: servir.
2 Timóteo 2:15
“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade."
Um estudo constante e diligente da palavra de Ad-nay é vital, de outro modo podemos adormecer na negligência esquecendo-se desse propósito.
2 Crônicas 15:7
“Mas, vocês devem ser fortes e não se desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado.”
Assim como azarias levou essa palavra para Judá e Benjamim, também para nós é uma inspiração.
O reconhecimento e a recompensa são grandes motivações que tem duas dimensões: 1 – a dimensão temporária - uma vida de acordo com a pauta de H-shem pode provocar aplausos aqui na terra. 2 – a dimensão eterna – mas o reconhecimento e a recompensa permanentes serão outorgados na eternidade. Não se desalente quando sentir que sua fé em Ad-nay não vai ser recompensada aqui na terra; as melhores recompensas não são nesta vida – Olam Hazeh, a não ser no Olam Habah – mundo vindouro – eternidade.
1 Pedro 5:1-4
“Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:
Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.
Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória”.
Para concluir, o Pastor chefe é Yeshua. Este verso (4) se refere à sua segunda vinda. E sua vinda se dará ao toque do shofar:
1 Ts 4.16 – “porque o mesmo senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de deus; e os que morreram em cristo ressuscitarão primeiro.”
Posts recentes
Ver tudoSe as escrituras não permite sacrifício humano, então como compreender o sacrifício de Yeshua? Precisamos primeiramente entender de quais...
Após a contagem de 49 dias do Ômer no quinquagésimo é Shavuot celebrada nos dias 6 e 7 de Sivan. Fazemos como disse o salmista:...
O Rei Salomão era reconhecido com 3 nomes: 1 Kohelet que tem sua origem na palavra Kahal (congregação, reunião). Este nome significa...
Commenti