O Shabat
- Ministério Jeremias 4:5 Tocai o Shofar na Terra!
- 6 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Todos os dias são do Eterno mas, um especificamente Ele escolheu para o homem relaciona-se com Ele: O Shabat.
O shabat é um mandamento dado aos Israelitas: Devarim/Dt: 5. 12. Guardarás o dia do Shabat, sábado, a fim de santificá-lo, conforme o SENHOR, o teu Deus, te ordenou. 13. Trabalharás seis dias e neles cumprirás todos os teus afazeres; 14. o sétimo dia, porém, é um Shabat, sábado, de YHWH teu Deus. Nesse dia não farás obra ou trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver vivendo em tua propriedade, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. É uma dia consagrado ao Eterno, dia de descanso, de muita alegria, dia de cura, dia de deleite, sem peso... Quando fazemos o que agrada ao Eterno não é fardo. Mas, a mentalidade implantada de Roma não permite muitos enxergarem.
O Shabat é a coroa da criação, Yeshua é o Senhor do shabat (Mt 12:8). Os sábios dizem que o Eterno ficou envolvido com o processo de criação por seis dias. Até então, o processo de descanso não tinha sido introduzido. Somente quando Ad-nay criou o shabat é que foi definido um "tempo de descanso". Foi o próprio D-us que criou um dia para consagramarmos a Ele, descansar das atividades do dia-a-dia, alegrar, nos curar e libertar!
No entanto, vivemos numa cultura ocidental que utiliza o calendário "Gregoriano" de Roma, não o da bíblia, onde o dia do descanso foi trocado para o "domingo". O domingo é o primeiro dia da semana e o sétimo é o sábado. E é o sétimo que temos que guardar para o Senhor. No livro de Lc 4:16 é uma declaração absolutamente clara de que era “costume”, ou seja, era um hábito normal de Yeshua estar na sinagoga (a congregação da época) no dia de Shabat. Domingo era o dia do culto ao deus "Solus Invictus".
A terra também precisa descansar (shemitah - um ano shabático) para produzir:
“Durante seis anos você semeará o seu campo, e por seis anos podará sua vinha, e colherá sua produção, mas no sétimo ano, a terra deverá ter um completo repouso, um Shabat para o Eterno; você não semeará seu campo, não podará sua vinha, nem colherá os produtos de sua colheita… E [o produto do] Shabat da terra será seu para comer, para seus servos homens e mulheres, e para seu trabalhador contratado e residente que mora com você…” (Levítico/Vayicrá 25:3-6). "Durante o ano de Shemitá, os moradores da Terra de Israel devem desistir completamente de cultivar seus campos. Eles também abrem mão da propriedade pessoal de seus campos; qualquer produto que crescer por si mesmo é considerado propriedade comunal, livre para qualquer pessoa pegar".
Perdão de dívidas: “Ao final de sete anos você fará uma dispensa. E esta é o modo de dispensar: que todo credor, que emprestou ao seu amigo, o deixará; ele não reclamará a seu amigo nem a seu irmão, porque chegou o Ano Sabático para o Eterno.” (Devarim 15:1-2)
Infelizmente muitos querem as bençãos, mas não querem o abençoador e nem mesmo cumprir os mandamentos. Se você pode guardar o Shabat, guarde, é benção pra você e toda sua geração. Quando cumprimos o shabat, estamos treinando para algo que vamos viver na Eternidade.
“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16-17). Esse versículo tem sido interpretado errado por muitos: quer dizer que os gentios devem respeitar os hábitos dos Israelitas (enxertados na Oliveira - Israel), pois, estamos preparando para viver as coisas Eternas. Yeshua está preparando o lugar (Jo 14:2), onde celebraremos com Ele o shabat e todas as demais festas bíblicas.
Seguir o calendário do Eterno é ter confiança nas promessas dEle, crer que Ele proverá o seu sustento e da sua familia.
Shabat Shalom !
Vídeo: Acendendo as velas do Shabat na sua casa.
Esse vídeo explica quais são as bençãos ministradas na congregação no Shabat:
Commentaires