top of page
Buscar

Yom Hakipurim: uma festa sem comida

  • Cássia Damasceno
  • 25 de set. de 2017
  • 3 min de leitura

Shalom chaverim/amigos.


Na sexta próxima, dia 29/09/2017 ano judaico 5778, após o pôr do sol em BH, exatamente às 17:52 entraremos em Yom Kippur e termina no por do sol do dia 30/09 sábado. Levítico 23: 27. Mas o décimo dia do sétimo mês é *Yom Hakipurim*, o Dia da Expiação ou Dia do arrependimento, da Propiciação. Tereis santa assembléia. Jejuareis e apresentareis oferenda queimada: orações, rezas e súplicas a YHWH. Diferente das demais festas bíblicas, esta é a única que não tem Kidush (comida).


Note que a palavra *Hakipurim* - HA é artigo *O/A*, KIPPUR (Kipa/ kapa vem da mesma raiz), significa o *que cobre* e *Pur/Purim* sorte/sortes. Temos também a comemoração da Festa de Purim (fev/2018), descrita no livro de Ester quando o Eterno mudou a sorte dos judeus.


Entendeu o mistério?


Por isso, um animal era morto para expiação dos pecados, o Sacerdote entrava uma vez por ano no tabernáculo para fazer a expiação. Yeshua foi o cordeiro que expiou o pecado Adâmico. Por isso, precisamos confessar uns aos outros nossos pecados (ou você não peca?) ao Eterno e, no nome de Yeshua obteremos o perdão.


A palavra diz que o amor encobre multidão de pecados 1 Pd 4:8. Yom Kippur é RACHEM significa 'misericórdia'. Precisamos da misericórdia do Eterno. E para obtermos o perdão do Eterno, precisamos fazer Teshuva (arrepender e voltar pra Ele), assim, seu amor e misericórdia nos cobrirá mudando a nossa sorte. Só o amor pode nos compelir a tomar atitudes de humilhação e arrependimento profundo.


O Yom Kippur é uma ordenança para *ajuntamento santo por estatuto perpétuo*. Começamos com as confissões espontâneas de pecados nossos. Fazemos também confissões de pecados de Israel, da nossa parentela, dos jovens, anciãos, da nossa nação e dos poderes. No judaísmo usa-se um livro de confissões o *Vidui*. No inicio do serviço recita-se o Kol Nidrei ou Kol Nidre (do aramaico כל נדרי Todos os votos) é uma declaração judaica recitada nas sinagogas no início do serviço noturno de Yom Kipur. Esta declaração permite aos presentes anular votos feitos e não cumpridos.


Lembro que, no ano passado, fizemos vigília na Comunidade no Yom Kippur usando este livro de confissões. No momento que estávamos suplicando pelos "jovens", um rapaz o qual orávamos por ele, escapou da morte naquela madrugada. Haleluya! Baruch H-shem Bendito é o nome do Eterno!


Kol Nidrei é a primeira declaração judaica recitada nas sinagogas no início do serviço noturno de Yom Kipur. Esta declaração permite aos presentes anular votos feitos e não cumpridos.


As confissões são feitas através de orações e rezas do Vidui.


*NEILA* última reza de confissão, após fazemos a amida silenciosa (Ata Noten)


*SHOFAR: termina com o toque do Shofar (tekia gadol): O shofar anuncia a vitória sobre os nossos pecados e tentações. "Está escrito que, ao término do jejum de Yom Kipur, uma Voz Celestial proclama: "Vão e comam o pão com alegria, pois D'us aceitou suas preces e os perdoou!" É por isso um Yom Tov e saudamos uns aos outros com "Bom Yom Tov". O toque do shofar serve também para chamar a atenção sobre a importância deste Yom Tov". _Site Chabad_


Como é o jejum?


Se você toma medicamentos controlados ou tem alguma doença crônica, consulte seu médico. O mesmo se aplica às crianças, gestantes e idosos. Toda e qualquer pessoa com algum problema de saúde está isento de fazer o jejum. Isso não o impede de orar.


O Jejum de Yom Kippur é um tempo de afligir a alma. São 24h (mínimo e 25h no máximo) de abstinência de comida e água.


Tire toda a vaidade: retirar adereços, maquiagem, perfumes, não usar nada de couro, usar roupas simples - se possível pano de saco, tomar banho antes do Yom Kippur. Enfim, retire os prazeres da carne.


Preparação


Contrário que muitos pensam, é necessário uma dieta rica em carboidratos durante a semana, ou seja, comer bem antes do Yom Kippur. É para fazer diferença entre o dia comum e o dia de sacrifício e ou santificação. Aliás, nunca fique sem comer antes de jejuns de abstinência de comida.


Diminua cafeína, refrigerantes, tome chás e beba o máximo possível de água para que fique bem hidratado. No jantar antes de entrar no jejum, faça uma refeição leve. Evite temperos, coma massas, sopas de legumes, carne, frango e peixe (no máximo 150g de proteína). Agora não vá estragar tudo distendendo seu estômago por conta de um “pânico pré-jejum”. "Um estômago distendido envia sinais de fome mais cedo do que o necessário". Após o período de jejum, como comidas leves. Site: Menorahnet.


Que a misericórdia venha sobre nós, nossa parentela, sobre Israel e essa nação!


Chag sameach Kipurim! Feliz festa de Yom Kippur.


Facebook: @ministeriojeremias45



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Festa de SHAVUOT

Após a contagem de 49 dias do Ômer no quinquagésimo é Shavuot celebrada nos dias 6 e 7 de Sivan. Fazemos como disse o salmista:...

 
 
 
Sabedoria de Salomão

O Rei Salomão era reconhecido com 3 nomes: 1 Kohelet que tem sua origem na palavra Kahal (congregação, reunião). Este nome significa...

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 criado por Cássia Damasceno

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page